top of page

Etapas de
Intervenção

Conheça as etapas de intervenção sobre as quais assenta a atividade dos Centros Qualifica

As etapas de intervenção.

Todos os candidatos que se inscrevam num Centro Qualifica, nomeadamente no CQ_AETC, estão sujeitos obrigatoriamente à realização de 4 Etapas de Intervenção: Acolhimento, Diagnóstico, Informação e Orientação e formalização do Encaminhamento.

etapas intervenção.jpg

Acolhimento.

A intervenção do CQ_AETC inicia-se com a Etapa de Acolhimento que consiste na inscrição, atendimento e esclarecimento dos candidatos sobre a missão e o âmbito do Centro Qualifica.

​

Nesta etapa é igualmente disponibilizado ao candidato o Código de Registo do Passaporte Qualifica e explicada a importância/relevância da sua utilização como ferramenta de consulta e/ou de diagnóstico.

Diagnóstico.

De seguida, na Etapa de Diagnóstico é realizada a análise do perfil do candidato, designadamente através de sessões de esclarecimento, questionários, entrevistas de análise curricular, avaliação do respetivo percurso de vida e experiência profissional, ponderação das suas motivações, necessidades e expectativas, com recurso a instrumentos e metodologias ajustadas ao perfil de cada candidato.

Informação e Orientação.

Após a análise da informação recolhida será possível avançar para a Etapa de Informação e Orientação que visa proporcionar ao candidato o apoio na identificação de projetos individuais de educação e formação profissional, bem como, disponibilizar a informação necessária que permita encontrar a resposta formativa que melhor se adequa ao perfil do candidato e que contribua para viabilizar, de forma realista, as vias de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.

 

Nesta etapa o candidato é também apoiado pela exploração dos percursos sugeridos no Passaporte Qualifica. 

Encaminhamento.

Tendo por base o acompanhamento desenvolvido ao longo das várias etapas de intervenção realizadas, decorrente do aconselhamento e orientações dadas pelo Técnico de ORVC, tendo em conta as motivações do candidato, a Etapa de Encaminhamento corresponde à formalização da tomada de decisão, isto é, à definição da modalidade de qualificação que o candidato irá frequentar, com vista à prossecução dos seus objetivos escolares e/ou profissionais.

​

Este encaminhamento pode ser feito para diversas entidades formativas (Escolas Públicas, Centros de Formação Profissional, Associações Empresariais, Entidades Certificadas, entre outras), tendo em conta a tipologia de certificação que o candidato visa obter.

bottom of page