Passaporte Qualifica
O Passaporte Qualifica foi criado no âmbito do Programa Qualifica e funciona como registo digital de qualificações e competências adquiridas podendo ser acedido diretamente no sítio internet especificamente criado para o efeito: https://www.passaportequalifica.gov.pt
​
O Passaporte Qualifica, que veio substituir a Caderneta Individual de Competências, é um instrumento digital que serve para registo das qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida do adulto e de orientação para percursos de aprendizagem.
​
Esta informação poderá ser consultada detalhadamente no Registo Individual de Competências – RIC.
​
O Passaporte Qualifica com base nos registos das aprendizagens e das competências adquiridas pelo adulto, simula diversos percursos de qualificação possíveis para a obtenção de novas qualificações e/ou progressão escolar e profissional.
​
Os percursos de qualificação são sugeridos em função da maior capitalização possível de unidades de formação já certificadas e de créditos já obtidos pelo adulto em formações anteriores.
Também é possível consultar as Entidades de Educação e Formação onde o adulto poderá encontrar a oferta de formação que selecionou ou os Centros Qualifica onde poderá realizar um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), tendo como referência o seu local de residência e a data da sua pesquisa.
​
Trata-se de documento oficial, pessoal, intransmissível e facultativo que tem como objetivos:
-
Apresentar de forma mais expedita e eficaz as formações e competências que os seus titulares foram adquirindo;
-
Possibilitar aos empregadores uma avaliação mais imediata da adequação das competências dos candidatos aos postos de trabalho;
-
Manter atualizado e organizado em suporte eletrónico o percurso formativo do titular, identificando, de forma clara e precisa, os domínios em que pode aprofundar outras competências que melhorem o seu percurso de qualificação.
Entidades formadoras e o titular do Passaporte Qualifica são os únicos a poder aceder à informação, no entanto, se assim o desejar, o titular poderá permitir a sua consulta por parte de entidades empregadoras, quando se candidata a um posto de trabalho, para de forma clara e eficaz fazer uma avaliação das suas competências.